Estamos na era digital e com ela surgem também, infelizmente, os golpes digitais. Muitas vezes crimes que estavam no mundo real entram agora no mundo digital, e uma grande dificuldade é descobrir quem foi o criminoso que cometeu aquele crime e como surgiu aquele golpe. Encontrar exatamente a pessoa que praticou é uma tarefa muito difícil. Portanto, o melhor caminho a ser seguido, ao invés de pensar em quem é a pessoa e como que ela será punida, é olhar para as possibilidades de como se proteger dos novos golpes digitais. Então, o que podemos fazer para evitá-los? Logo abaixo você encontrará dicas para não cair em golpes do WhatsApp.
1 – EVITE A CLONAGEM DE SEU NÚMERO DO WHATSAPP
(VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS)
Essa dica dificulta muito a vida dos criminosos que queiram clonar o seu número de WhatsApp e se passar por você, com o objetivo de aplicar um golpe em algum amigo ou conhecido seu.
- Você deverá abrir o seu WhatsApp
- Clicar em configurações (localizado no canto inferior ao lado direito do aparelho)
- Depois clicar em conta
- Clicar em confirmação em duas etapas
- Logo em seguida irá aparecer a opção de ativar.
Ao ativar aparecerá a opção de criar um PIN, que é um código de 6 dígitos, e com ele você terá uma dupla camada de proteção. De tempos em tempos o aplicativo irá solicitar esse código (PIN) para a confirmação de duas etapas.
Caso o seu login esteja em algum aparelho estranho ou em algum IP diferente e for solicitado esse PIN, dificilmente a pessoa que clonou o seu número o terá, dessa forma não conseguirá dar andamento ou usar o seu número para nada.
Essa dica protege seus contatos, amigos, familiares, para que não recebam mensagens de criminosos se passando por você, assim protegendo seu número.
Mas e quando é ao contrário?
2 – BUSQUE UMA CONFIRMAÇÃO
(CASO RECEBA UMA MENSAGEM COM TENTATIVA DE GOLPE)
Mas quando algum de seu contato teve o número clonado e você recebe uma mensagem do criminoso se passando por essa pessoa, o que fazer?
Quando você recebe algum pedido de um contato seu normalmente as mensagens de golpes são assim:
-“ Faça um pix para mim para pagar uma compra que eu fiz porque o meu pix não está funcionando”
-“Pague esse boleto por mim pois o meu banco não funciona e depois eu te pago”
Tudo que envolver algum dinheiro que algum contato seu peça e chegue até você é importante que você faça uma confirmação das seguintes formas:
- Caso a pessoa esteja próxima: Não responda a mensagem do Whats App, vá até a pessoa e confirme a mensagem, se realmente ela pediu aquele valor para aquela finalidade.
- Caso esteja longe: Ligue para a pessoa e confirme a mensagem enviada no aplicativo.
Obs: Na ligação fique atento ao tom de voz da pessoa, conte os detalhes da mensagem que recebeu, ele vai confirmar se realmente daquele valor e para que precisa.
3 – NÃO PASSE SEUS DADOS
Dentro desses novos golpes que tem acontecido, muitas pessoas se passam por funcionários de bancos ou por pessoas que solicitariam a confirmação dos seus dados informando já terem informações como seu CPF (cadastro de pessoa física), número bancário, as vezes até mesmo solicitando confirmação de senhas.
Um golpe que ficou muito conhecido é o Golpe do Moto Boy, no qual o criminoso liga para a pessoa dizendo ser um funcionário do banco, conversando de forma convincente, passa algumas informações que ele pesquisou publicamente, para a pessoa pensar que ele realmente é um funcionário, e então ele pede que a pessoa entregue seu cartão para um moto boy que irá buscá-lo, alegando que o cartão foi supostamente clonado. Assim, ele pega das pessoas todos os dados em ligação, pega a senha, pega os números e letras que dão acesso as transações e manda um moto boy na casa da pessoa coletar o cartão dela, supostamente clonado, o que na realidade não aconteceu. De posse do cartão e das informações que extraiu da pessoa, ele faz tudo o que quer, saques, pix, transferência, tira o máximo de dinheiro que consegue da pessoa.
Existem vários bancos que colocam em seus sites dicas de como não cair no golpe do moto boy.
PERGUNTA: COMO QUE COMEÇA ESSE GOLPE ?
RESPOSTA: COM A PASSAGEM DE DADOS PESSOAIS
Portanto, não passe seus dados para ninguém pelo WhatsApp ou em ligações sem ter certeza absoluta de quem irá receber estes dados. É necessário mudar nosso comportamento diante do mundo digital e procurar sempre desconfiar primeiro do que confiar pois pessoas más intencionadas estão por toda parte aplicando golpes em pessoas honestas e de bem. As dicas apresentadas irão te ajudar a ter mais cuidado e também são úteis e válidas para serem compartilhadas com seus conhecidos, amigos e familiares para que eles também não venham a cair em algum desses golpes.